segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Palavras do dia 28


Aprimorar-se individualmente é viver na democracia

Tanto nos Estados Unidos como na Rússia, existe a classe proletária. Apesar de possuir vasto solo e infinitos recursos, quem possui a alma pobre, pobre se torna. Tanto a pobreza como a riqueza não dependem da totalidade das reservas naturais, mais sim do estado espiritual de cada indivíduo.
Sem dúvida, exercem influência a boa ou a má política. Mas isso é questão espiritual do indivíduo que administra a política. A atual política parlamentarista (japonesa) é feita pelo próprio povo por meio de seu representante, e assim um político não possui plena liberdade administrativa.


É um erro pensar de tal maneira cômoda. Até as eleições, fazem propagandas dizendo que transmitirão o pensamento dos eleitores, mas, uma vez eleitos, são inúmeros os políticos que se movem unicamente por vantagens próprias. Procuram aumentar os próprios subsídios e as indenizações sem a mínima vergonha. Enquanto não melhorar o indivíduo, será impossível melhorar o mundo. Devemos propagar a Seicho-No-Ie a cada indivíduo.

(Preceitos Diários, Revista Mundo Ideal – Dez/2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário