terça-feira, 3 de novembro de 2009

Palavras do dia 3

A NATUREZA BÚDICA, O CRISTO INTERNO,

O ESPÍRITO SANTO QUE EXISTE DENTRO DO HOMEM


Neste momento, tenho diante de mim a Bíblia Sagrada, aberta numa das páginas do "livro de Jó", no Velho Testamento. No capítulo 32, versículos 6-8 do "livro de Jó", lemos as seguintes palavras de um jovem chamado Eliú: "Sou o mais novo de idade, e vós mais velhos; portanto, abaixando minha cabeça, não me atrevi a expor-vos o meu parecer. Por que eu esperava que falasse a idade mais madura, e que os muitos anos ensinassem a sabedoria. Mas pelo que vejo, o Espírito está nos homens, e a inspiração do Onipotente é que dá a inteligência".

Isto, expressado resumidamente em linguagem atual, significa: "Como sou muito jovem, mantive-me reservado e não quis dar minha opinião. Mas, digo-lhes, agora: dentro do homem existe o 'espírito', este é o 'Espírito Santo' do Todo-Poderoso, que dá grande sabedoria ao homem'.

Este pensamento tem muito em comum com o ensinamento do Budismo, que diz: "Todos os seres possuem natureza búdica". Poderemos dizer, também, que vemos no Velho Testamento a germinação da ideia do "Cristo Interno".

(Preceitos Diários, Revista Mundo Ideal, Novembro/2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário