SIGNIFICADO ESPIRITUAL DO SURGIMENTO DA SEICHO-NO-IE E SUA OBRA
Levanto-me e coloco-me diante da humanidade, erguendo alto a chama da Verdade, Tornou-se inevitável levantar-me. Amigos e companheiros, venham aderir a mim.
A humanidade encontra-se agora diante do perigo. Variadas formas de miséria avançam sobre a humanidade, que é arrastada como um pequeno barco prestes a ser tragado por ondas bravias. Hesitei em me levantar e tornar-me um líder, pois temia ser acusado de presunçoso. Queria permanecer sempre humilde como um simples perseguidor da Verdade. Porém, o desejo de permanecer na humildade parece-me tentação para levar uma vida sossegada. Preciso vencer essa tentação e salvar a humanidade. Preciso salvar a humanidade com toda a chama que possuo. Por menor que seja a minha chama, não deixarei de iluminar o caminho que a humanidade deve seguir.
É a chama da Verdade que desceu dos céus. É chama ardente! Toquem em mim. Transmitirei esta chama da Verdade a todos que em mim tocarem. Levanto-me resoluto! A chama que eu levanto é a chama de boas novas para a humanidade; é a chama da Verdade. Com esta chama, quero mostrar à humanidade como ser feliz, como se libertar das algemas da situação, como governar o destino, como dominar as doenças, como eliminar a causa da miséria, como superar os sofrimentos causados pelos problemas familiares, etc.
Hoje são inúmeros os tormentos da humanidade. Ávidos, estão à busca do remédio e da salvação para as suas angústias. Mas não estarão eles com os olhos cegados pelo sofrimento? Não estarão voltados para a direção errada? Não estarão buscando a salvação onde ela não existe?
Levanto-me agora resoluto, erguendo alto a chama da Verdade, para iluminar o caminho que eles têm para seguir.
Masaharu Taniguchi
(Da revista Seicho-No-Ie – Edição Especial, págs. 4-5)